terça-feira, 16 de novembro de 2010

Nova Santa Rita, região Metropolitana de Porto Alegre

Nova Santa Rita, era o 2º Distrito da cidade de Canoas até o ano de 1992 quando se emancipou, compreende uma área de 217,9 km² com uma população até 2009 de 22.164 habitantes, sua densidade demográfica é 101hab/km.
O município apresenta um desempenho irregular no que diz respeito à qualidade de vida e justiça social, apresentando grande desequilíbrio social e econômico comprovado até pelos dados oficiais, senão vejamos: temos problemas com relação à mortalidade infantil, com a educação, com o saneamento e renda. Conta com 693 empresas que empregam 3.861 trabalhadores assalariados, com um salário médio mensal de 3,1 salários mínimos, contabiliza 12.837 eleitores, 3.862 alunos matriculados no ensino fundamental e 968 no ensino médio, possuí ainda 5 estabelecimentos para atendimento na área da saúde , apresenta incidência da pobreza em 26,40% de sua população. Atuam no município 4 organizações sindicais entre trabalhadores no setor de serviços, agricultura e indústria, ocupam seu território 4 Assentamentos do MST(Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), atualmente assenta em torno de 300 famílias que ocupam 5.332 hectares, apontando para forte ação política e estratégica deste movimento ligado a igreja e base do partido no governo federal (PT).
Do ponto de vista ambiental enfrenta gravíssimos problemas, o município conquistou a emissão do licenciamento ambiental o que favorece a ocupação de seu território de forma casuística e flexível, de acordo com os arranjos políticos que permitem através de uma legislação ambiental capenga o avanço do processo de desrespeito e agressão ao ambiente natural causando grande preocupação com o acelerado nível de ocupação descontrolada não só do meio natural como também do ambiente social.
O futuro é sombrio e condena seus habitantes a sofrerem cada vez mais os efeitos da periferização, deslocados das decisões que orientam a sociedade local, jogados de um lado a outro nos coletivos precários e abarrotados de trabalhadores cada vez mais distantes da direção de suas vidas.
A emancipação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores, só a organização o apoio mútuo, autogestão e ação direta na base dos Movimentos Sociais garantirá um futuro para os produtores da riqueza social.

Longa vida a FORGS/ COB/AIT
Salud y Libertad
FORGS NOVA SANTA RITA

Um comentário:

rosinhasilva1917 disse...

Olá camaradas,
segue endereço do sítio da União Popular Anarquista - UNIPA, organização revolucionária bakuninista de caráter nacional:

www.uniaoanarquista.org

Segue o endereço eletronico do Arquivo Bakunin (EM PORTRUGUÊS!) com textos, livros, cartas etc. Bem interessante:

www.arquivobakunin.blogspot.com

DEFENDER E APLICAR O BAKUNINISMO!
VIVA A REVOLUÇÃO PROLETÁRIA E SOCIALISTA!
ANARQUISMO É LUTA!