sábado, 26 de outubro de 2013

COB OUTRA FORMA DE FAZER SINDICALISMO



O QUE É A COB-AIT E O QUE QUEREMOS

O movimento pela reativação da Confederação Operária Brasileira COB/AIT, que foi destruído pelos golpes militares, é uma organização para a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras inspiradas nos exemplos de luta e determinação dos fundadores da COB que unificaram em 1906 as lutas dos trabalhadores contra o despotismo e a tirania dos ricos e poderosos. Unificação que possibilitou as conquistas dos Direitos da classe trabalhadora no Brasil, que os empresários, o Estado e os políticos teimam em querer espoliar, por isso para sustentar nossos Direitos é fundamental nossa organização e mobilização.

Combatemos o sindicalismo reconhecido pelo governo e os patrões, o sindicalismo oficial, o sindicalismo de controle político partidário, cujos dirigentes são sustentados e através do Imposto Sindical. Somos contra os funcionários liberados pela patronal somos contra a carreira de dirigente sindical, as assembleias devem nomear os delegados e todo trabalhador pode e devem ocupar cargos no seu sindicato e voltar ao trabalho para junto dos seus companheiros, sem privilégios.

A missão do Sindicato é a luta que se sustenta com as mobilizações, as cotizações e o fundo de greve.

Nossa proposta de organização é a de recuperar as decisões coletivas de forma horizontal, são as assembleias, as plenárias, os congressos. Todas as nossas decisões são tiradas em reuniões abertas a qualquer trabalhador, independente de ser ativistas ou militantes. Não temos dirigentes, nem líderes, as pessoas participam voluntariamente de comissões/grupos que propõem e levam as bandeiras de lutas tiradas, e assim encaminhamos nossas atividades.

Estamos organizando sindicatos, reorganizando as federações de base municipal e regional, por categorias e ramos de produção.

Dentro desse mesmo espírito nos organizamos na AIT, internacional é o capitalismo, internacional deve ser a nossa luta. 

Em todo o mundo propagamos o crescimento de Confederações, Federações, Sindicatos, que atuam como sociedades de resistência, organizados pela base nos locais de trabalho, moradia e estudo, através de Seções Sindicais autônomas frente ao Estado, aos partidos políticos, aos patrões, às igrejas, a todo tipo de discriminação e sexismo, como única forma de unificação e organização internacional dos trabalhadores. 

Para constituir uma Seção não é preciso uma eleição, reunir os camaradas e ser convocada uma assembleia livre dos trabalhadores de uma determinada Empresa, bairro, vila, Escola ou Fábrica. 

A assembleia então aponta um porta-voz para ser o delegado sindical da Seção. Essa indicação não atribui privilégios ao indicado, se mantendo em condição igual a dos outros trabalhadores, unicamente com a tarefa de transmitir as decisões tomadas pela assembleia, e ainda assim são destituíveis a qualquer momento pela própria assembleia. Por isso também somos contra os sindicatos atrelados ao Estado e aos partidos pois são eles que determinam os problemas dos trabalhadores, transformando as assembleias em circo e trampolim para o Poder.

Na falta de um grande número, iniciamos por organizar Sindicatos de trabalhadores em Artes e Ofícios, quando possível organizar também Sindicatos de trabalhadores das Profissões Liberais (professores etc) até que estes possam ser desmembrados e deem origem a sindicatos específicos..

Defendemos a AUTOGESTÃO SINDICAL, que é a administração direta pelos trabalhadores. A COB-AIT não quer e não aceita a intervenção nem do Estado, nem das empresas ou dos partidos políticos. Essa independência política e econômica nos dá ampla liberdade de ação. 

Praticamos a SOLIDARIEDADE e o APOIO MÚTUO entre trabalhadores de distintos ramos profissionais, independente de fronteiras locais ou nacionais, por entendermos que essa é a arma mais poderosa, aumentando a força através da união da classe trabalhadora para defender nossos direitos, que tantos sacrifícios e mortes custaram arrancar durante séculos de luta da classe trabalhadora. 

Isso é o sindicalismo revolucionário (anarko-sindicalismo, sindicalismos de ação direta, autogestão proletaria, coletivismo sindical, das coletivizações sindicais..), organização e prática histórica por uma sociedade sem exploração, sem ditaduras, distinção de classes ou estamentos sociais, é o eixo da liberdade e da transformação social onde cabem todos os trabalhadores.


Faça você também parte dessa opção de luta, chame seus colegas de trabalho, organize o seu sindicato!

Nenhum comentário: