domingo, 24 de abril de 2011

SOM DE PROTESTO ANTICAPITALISTA no Manifesto Cultural do 1º de Maio de 2011

Porto Alegre, 23 de abril de 2011

À Comunidade de Músicos organizadora do

SOM DE PROTESTO ANTICAPITALISTA no

Manifesto Cultural do 1º de Maio de 2011

Pista de Skate do IAPI

(Praça Frederico Arnaldo Ballve – Higienópolis)

Porto Alegre (RS)


DO MANIFESTO CULTURAL ANTI-CAPITALISTA


Apresentação com início as 13 h.:


1- STAND UPS 13:00 h

2- MUTANT HERO 13:30 h

3- FARPA 14:00 h

4- KOMBATIVOS SUBVERSIVOS 14:30 h

5- SARJETA (SP) 15:00h

6- NOX 15:30h

7- THE EFFICIENTS 16:00h

8- FERROLHO 16:30h

9- PUPILAS DILATADAS 17:00h

10- VIOLÊNCIA SUBURBANA (BA) 17:30h

11- MARITTIMUS 18:00h

12- LOS COCHOS VIRADOS 18:30h


DA DIVULGAÇÃO: No programa "Metal Celebration Dom-22Hs-fatimafm.com.br" , com a apresentação do Jõao ouça um pouco mais sobre o evento. O CCA fará a divulgação, também, através de A Voz do Trabalhador, nas ruas da cidade

O apontamento histórico da data e a realidade de hoje

Em meio aos intervalos o Centro Cultural e Artístico fará divulgação alusiva aos Mártires da Luta pelas 8 h e as conquistas históricas dos trabalhadores, tanto no mundo como no Brasil, através da histórica Confederação Operária Brasileira e a Federação Operária do Rio Grande do Sul. Assim como das reivindicações atuais dos trabalhadores.

DO MANIFESTO ANTI-CAPITALISTA

Conclamamos para apoiarem a manifestação com cartazes, faixas, apitos, tambores, “vuvuzelas”, etc,.
A concentração na Esquina Democrática, se iniciará as 10 horas da manhã. E vai percorrer as ruas do Centro de Porto Alegre, com o objetivo de chamar a atenção para a data e a causa dos trabalhadores.

Saudações Libertarias

"a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores"

domingo, 17 de abril de 2011

1º de MAIO de 2011

FOSC-COB-AIT


MANIFESTO CULTURAL DO 1º DE MAIO DE 2011

EXISTEM QUESTÕES DE FUNDO QUE NOS PREOCUPAM E QUE GOSTARIAMOS DE COLOCAR PARA TODOS E QUE SE LIGAM AO PRÓPRIO OBJETIVO DO MANIFESTO CULTURAL DO 1º DE MAIO. Estamos muito preocupados com SITUAÇÃO DA POPULAÇÃO E DA JUVENTUDE SEM EMPREGOS E PERSPECTIVA DE UMA VIDA FUTURA MELHOR PARA TODOS. PELA VIDA COMBATEMOS TODAS AS MISÉRIAS.

Preocupa-nos a falta de JUSTIÇÃO SOCIAL E A QUESTÃO SALARIAL que oprime a todos no Brasil e em especial no RS, que tem um dos mais baixos salários do Brasil. Nos preocupamos também com suas origens que estão nas políticas globais e locais do CAPITALISMO, que usam do DESEMPREGO ESTRUTURAL PLANEJADO e da CRISE FABRICADA pelos CAPITALISTAS para ROMPER com os DIREITOS dos TRABALHADORES, CONQUISTADOS HISTÓRICAMENTE, COM MUITO SUÓR, LÁGRIMAS E SANGUE. O mais importante sem dúvidas foi o da CONQUISTA DAS 8 HORAS DE TRABALHO, quando se trabalhava mais de 12 horas diárias, sem sábado nem domingo livre (até 16 hs). Conquistas que impulsionaram também os Direitos das Mulheres, das Crianças, dos Velhos e dos doentes. Não esqueçamos que as Crianças foram as primeiras vítimas fatais da história do Trabalho depois da escravidão. Vitórias que não vieram das benesses dos ricos e poderosos, foram conquistas sociais históricas que devemos a todos que lutaram por melhores condições de vida e trabalho. Lutas que tiveram um ápice em Chicago (EUA), quando PRESOS em manifestação (1886) pela conquista da redução da jornada de trabalho, impulsionadas por sindicalistas anarquistas da Associação Internacional dos Trabalhadores/1ª Internacional, foram por ousar almejar dias melhores CONDENADOS: COM A FORCA, Adolph Fischer (31, Tipógrafo), Albert Parsons (39, tipógrafo), George Engel (51, tipógrafo), Hessois August Spies (31, jornalista); “SUICIDADO” Louis Ling ( 23, Carpinteiro); 15 ANOS DE PRISÃO Oscar Neeb (36, vendedor); ´PRISÃO PERPÉTUA Miguel Schwab (34, encadernador) e Samuel Fielden (39, operário textil) prisão perpétua, Deles é a frase:. VIRÁ O DIA EM QUE NOSSO SILENCIO SERÁ MAIS PODEROSO QUE AS VOZES QUE NOS ESTRANGULAIS HOJE. O que é verdade pois AOS OUSADOS PERTENCE O FUTURO. MAS OS PODRES PODERES SE REGENERARAM E hoje, longe de podermos festejar o fim da miséria e da pobreza constatamos que vivemos em um País, onde apesar dos discursos dos políticos, governantes e da mídia, 53 milhões de pessoas vivam na EXTREMA POBREZA, onde a FOME e a MISÉRIA ameaçam as FAMÍLIAS. O que resulta nos elevados índices de MORTALIDADE, e de ACIDENTADOS. Resulta também em um AMBIENTE SOCIAL e ECOLÓGICO DETERIORADO. SEM DIREITOS SOCIAIS de PRECARIZAÇÃO impulsionada pela FLEXIBILIZAÇÃO e TERCEIRIZAÇÃO do trabalho, com extensas jornadas de trabalho que transformam as pessoas em coisas nas filas mendigando por atendimento e cuidados médico hospitalares. DETERIORAÇÃO que atinge os Serviços Públicos de Transporte, Moradia e Educação, onde penalizados por um crime que não cometemos somos jogados em condições imundas de existência, sujeitos a toda sorte de VIOLÊNCIAS, ESTATAIS e PRIVADAS, as quais somos submetidos quotidianamente. HOJE LUTAMOS pela REDUÇÃO da JORNADA de TRABALHODAS PARA 6 HORAS. QUEREMOS ACABARO COM O MODELO ASIÁTICO DE PRODUÇÃO QUE ESCRAVIZA OS TRABALHADORES (pessimas condições de existência, baixos salários, jornadas exaustivas de trabalho).

LUTAMOS por um Sistema de JUSTIÇA SOCIAL e LIBERDADE: construído através da AUTOGESTÃO DOS TRABALHADORES, que é a proposta COLETIVISTA destes para a organização da Economia e da Sociedade. OS MARTIRES DE CHICAGO - CONQUISTA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES.


Massacre de Chicago em maio de 1886


Memorial ao massacre de Chicago (placa)


Enforcamento dos mártires de Chicago (1887)
O anarkismo revolucionário reconstruindo a organização livre dos trabalhadores. A solidariedade local pelo internacionalismo proletário!

- A aceitação da máxima da Internacional “a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”.

Por um mundo melhor para todos nós. Ação Direta Sindical na construção do socialismo libertário: sem partido nem patrão!

Sindicato de Artes e Ofícios Vários de Porto Alegre (SINDIVARIOS)

Movimento de Reconstrução da FORGS/COB/ACAT-AIT

Federação Operária de Porto Alegre

Federação Operária do Rio Grande do Sul – FORGS

Movimento Libertário Brasileiro

Confederação Operária Brasileira – COB

Associação Continental Americana dos Trabalhadores – ACAT Associação Internacional dos Trabalhadores – AIT (IWA)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Memória


Anexo estamos repassando foto da bandeira anarkista presente na primeira jornada libertaria de porto alegre, realizada em julho de 1986, em Porto Alegre, que ratificou a decisão das jornadas libertarias de Florianópolis de Retomada da COB/AIT. Decidindo pela construção da Federação Anarkista do Rio Grande do Sul com base no processo de retomada e reconstrução da Confederação Operária Brasileira em primeiro lugar e a sua articulação com o Movimento Libertario Brasileiro.

PLENÁRIA SINDIVÁRIOS DE PORTO ALEGRE.

SABADO, DIA 02/ABRIL, 10 h local da COB/FORGS Rua Visconde do Rio Branco 487, sala 401 Porto Alegre. pauta: 1) IV CONGRESSO OPERARIO COB. Debate e decisão sobre os acôrdos. Escolha de delegados de POA para a Plenária Estadual. 2) XXIV CONGRESSO da AIT Debate e decisão sobre os acôrdos e escolha de delegados com vistas a Plenária da AIT de Outubro em Varsovia. 3) Programação de atividades 2011 do SINDIVARIOS POA. 4) Programa 1º de maio de 2011. 125 ANOS DE CONQUISTA DAS 8 HORAS DE TRABALHO Debate e decisão sobre a jornada sindical prevista. PLENÁRIA ESTADUAL DA FORGS - DOMINGO DIA 02/ABRIL, 17 h Local da COB/FORGS Rua Visconde do Rio Branco 487, sala 401 Porto Alegre. 1) Debate sobre os acôrdos das PLENARIAS MUNICIPAIS. Escolha de delegados para a Plenária Nacional da COB/AIT que ocorrera no dia 09/04/2011 na cidade de São Paulo e para a Plenária Nacional da AIT/IWA que ocorrerá na Polônia, em outubro. PROGRAMAÇÃO DA FORGS EM 2011. SECRETARIADO FORGS/COB-AIT "LUTAR E RESISTIR ATÉ QUE OS CORDEIROS SE TRANSFORMEM EM LEÕES".